Todos os anos a Festa Mundial da Animação convida profissionais de reconhecido mérito nacional e internacional para júris do Prémio Nacionald e Animação, distribuídos por três categorias Profissionais, Escolas e Oficinas. Fique a saber quem são e qual o percurso deles dentro do cinema de animação.
CATEGORIA FILMES DE PROFISSIONAIS
JOSÉ ALBERTO PINTO
Professor Auxiliar do Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Investigador do i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Doutorado em Arte e Design/Artes Plásticas (FBAUP, 2015), Mestre em Arte e Comunicação/Documentário (FLUP, 2007), e Bacharel em Cine-Vídeo (ESAP, 1989).
Autor de diversos filmes, vem produzindo instalações vídeo e sonoras onde explora as potencialidades artísticas destes media.
MIGUEL RAMOS
Miguel Ramos nasce na outrora denominada Bracara Augusta, fundada cerca de 16 a.c. pelo imperador César Augusto. Uma das mais antigas cidades cristãs, vem a tornar-se já no séc. XVIII um ex-libris do Barroco em Portugal. – Passando da psicologia à acção – Isto já nos idos de oitenta, 9 dias após o das mentiras e corrida muita história, nasce ele na não menos Barroca, mas agora denominada Braga. De signo Carneiro no Hemisfério Ocidental e do Tigre no Oriental, decide-se pelo desporto ainda catraio e vai por aí fora, viajando com a bola debaixo do braço. Debaixo do outro, e até à data ainda conserva os dois felizmente, trazia algumas partituras musicais. Não sabendo o que lhes fazer, faz-se em 2010 co-fundador da Confederação – colectivo de investigação teatral.
RICARDO BLANCO
Realizador, Storyboard Artist, Lay-out artist, Background Artist e animador de séries e curtas metragens de animação. Coordenador de equipas de animação no extinto estúdio “Magic Toons” Júri em Festivais de Cinema de Animação tais como Cinanima, Monstra e Anirmau. Membro da Comissão Organizadora do CINANIMA – Festival Internacional de Animação de Espinho de 2012 a 2016 nas áreas do serviço educativo e da programação. Jurado nos Concursos de Apoio Financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual desde 2014.
Autor de Banda Desenhada e de Ilustração com trabalhos publicados por: Edições Polvo, Editora Guerra e Paz, Suplementos “Kulto” do jornal Público, “Os Patinhos”, no Correio da Manhã; Boletim da Câmara Municipal de Lisboa (de 1999 a 2002). Concept artist, storyboard artist e artista gráfico de marketing na área de videojogos no estúdio BigmoonStudios. 2D Lead Artist nos videojogos “Demons Age”, “Police Simulator 2018” e “Dakar Rally 2018 – Official Game” com publicação em 2018.
CATEGORIAS FILMES DE ESCOLA & FILMES DE OFICINAS
ALEXANDRA ALLEN
Alexandra Allen estudou na Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, onde se especializou em Vídeo, no curso de Comunicação Audiovisual. Mais tarde, fez a licenciatura em Artes Plásticas – Multimédia, na FBAUP, e terminou o mestrado em Ilustração e Animação, no IPCA, em 2018. Foi formadora de workshops de animação na Universidade Júnior, no Cinanima e no IndieJúnior e trabalha actualmente como freelancer na área da ilustração e animação. Como autora de cinema de animação, tem apresentado ativamente diversos projetos – tais como O Chapéu, Fora de Alcance e Midgärd Fölk – em festivais internacionais.
JOÃO ALVES DE SOUSA
João Alves de Sousa, formado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto, complementou a sua formação académica com um Mestrado em Som e Imagem – Especialização de Animação por Computador e com um Doutoramento em Arte Interativa, pela Universidade Católica Portuguesa. Venceu o prémio Jovem Cineasta Português no CINANIMA 2006 com a curta metragem de animação“?orquê” e em 2010 no Festival Monstra com “Sendo um Feto”. É professor universitário e diretor da Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia e Subdiretor na Licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona do Porto.
JONAS CÉSAR
Jonas César nasceu em 1987. Pós-graduado em economia, foi diretor executivo do Festimage – Festival Internacional de Imagem (2007-2010), produtor executivo no Coletivo HUSMA (2010-2013), consultor na Ernst & Young (2010-2014) e é, desde 2015, consultor de relações internacionais. É co-fundador e produtor executivo da AIM Creative Studios, onde os projetos sob sua coordenação incluem várias produções independentes de cinema de animação e produções comerciais internacionais para mais de uma dezena de países.