Ilustração: Joana Nogueira

Regulamento

Podem concorrer filmes concluídos após 1 de Janeiro de 2019, sendo a data de limite para inscrição o dia 23 de Outubro de 2020.

Os filmes serão seleccionados por um comité designado para o efeito, composto por 3 elementos de comprovado conhecimento na área.

Toda a documentção relativa a esta edição do prémio está aqui disponibilizada.

Regulamento Prémio Nacional da Animação (PDF)

Formulário de Autorização (DOCX e PDF)*

Formulário de Inscrição (Google Docs)

* O envio deste formulário é obrigatório e deve ser feito para o seguinte endereço: mail@casa-da-animacao.pt.

Qualquer esclarecimento ou dúvida, entre em contacto através do seguinte endereço de e-mail: mail@casa-da-animacao.pt.

Comité de Selecção

Joana Nogueira

Licenciada em Artes Plásticas (ESAD.CR) e Mestre em Ilustração e Animação (IPCA), sente dificuldade em definir aquilo que faz. Realizadora de cinema de animação, é uma ceramista apaixonada, na ilustração faz os esboços, constrói marionetas para stop-motion e colabora frequentemente na criação artística para teatro de marionetas.

Patrícia Rodrigues

Licenciada em Design de Comunicação e Produção Audiovisual (2010) pela ESART-IPCB. E mestre em Ilustração e Animação (2016) pela ESD-IPCA, com a dissertação ‘Documentário Animado: Representação da memória em narrativas não ficcionais’. Entre 2011-14 trabalhei como designer gráfica em várias empresas de diferentes ramos, no entanto sempre com o desejo de me dedicar exclusivamente à animação, sendo que finalmente em 2014 com o ingresso na Academia RTP realizei com Joana Nogueira a curta-metragem ‘Pronto, era assim’ (2015), premiada em vários festivais de cinema. Em 2016-17 colaborei na Nukufilm – estúdio dedicado à animação stop-motion em Tallinn (Estónia), onde pude aperfeiçoar técnicas de construção de adereços e marionetas para animação. Regresso a Portugal em 2017, instalo-me no Porto, onde tenho vindo a trabalhar como artista na construção de marionetas e cenários para animação, como realizadora e animadora. Também pontualmente dedico-me à formação de crianças, jovens e adultos na área do cinema de animação.

Paulo Patrício
Nasceu no Huambo, Angola, passou por muitos lugares, vive actualmente no Porto e faz, literalmente, trinta por uma linha. O que é natural, tendo em conta que divide a sua actividade entre direcção de arte, desenho gráfico, performance ao vivo, ilustração, desenho e realização de cinema de animação.